Foto de John-Mark Kuznietsov [https://images.unsplash.com]. |
Como parte de sua proposta de preservação do patrimônio histórico e cultural, com a intensa participação de seus alunos, professores, funcionários e direção, o Centro Educacional Leonardo da Vinci apresenta a seguir uma descrição de suas atividades no sentido de preservar o documento original dos Autos do Cartório de Santa Leopoldina relacionados com o caso de Guilhermina Lübke, que supostamente teria provocado a morte de seu bebê, quando de seu nascimento, em 2 de agosto de 1889, em Santa Leopoldina, ES. Dentre essas atividades merece especial destaque a transcrição do referido documento, realizado pelos alunos da instituição e sob a supervisão de professores, na qual respeitou-se a ortografia da época.
O caso Guilhermina Lübke acabou por dar origem ao romance Canaã, de Graça Aranha, obra centenária, e a outros a partir dele, como Graça Aranha e o Canaã, de Augusto Estelita Lins. É importante lembrar que José Pereira da Graça Aranha, juiz municipal do Termo da Cidade do Porto do Cachoeiro, hoje Santa Leopoldina, atuou no caso Guilhermina Lübke.
Em 2004 o Centro Educacional Leonardo Da Vinci cedeu ao o site Estação Capixaba, para publicação online, um conjunto de textos relacionados ao referido processo criminal e que vão relacionados abaixo.
Introdução aos autos, pelo Centro Educacional Leonardo Da Vinci