Voltar às postagens

A Getúlio Vargas (Vitória, 19/08/1954)

[Vitória, 19 de agosto de 1954.]

Presidente Getúlio Vargas Palácio do Catete Rio.

Acompanhando, com viva emoção, os momentos amargos que vive V. Excia., após uma existência inteira consagrada aos melhores serviços da Pátria, venho renovar ao eminente e prezado amigo os tributos de meu profundo respeito e constante admiração pelo estoicismo e serenidade com que, alanceado no âmago de suas mais caras afeições, defende e resguarda o Primado da Ordem e a suprema dignidade das altas funções que lhe foram conferidas pelo julgamento democrático do povo brasileiro.

Atenciosas Saudações.

[Telegrama enviado ao Palácio do Catete em 19 de agosto de 1954 e publicado na imprensa do Rio de Janeiro no dia 22, e que motivou a seguinte resposta, também telegráfica: “Senhor Presidente Getúlio Vargas incumbiu-me agradecer suas amáveis palavras e expressões solidariedade formuladas telegrama 19 corrente que muito sensibilizaram Sua Excelência. Cordiais Saudações. Lourival Fontes. Secretário Presidência República.” Getúlio Vargas se suicidaria a 24 de agosto.]

[In Cartas selecionadas – Jones dos Santos Neves. Vitória: Cultural-ES, 1988.]

———
© 1954 Texto com direitos autorais em vigor. A utilização / divulgação sem prévia autorização dos detentores configura violação à lei de direitos autorais e desrespeito aos serviços de preparação para publicação.
———

Jones dos Santos Neves graduou-se em Farmácia no Rio de Janeiro e, de volta a Vitória, casou-se, em 1925, com Alda Hithchings Magalhães, tornando-se sócio da firma G. Roubach & Cia, juntamente com Arnaldo Magalhães, seu sogro, e Gastão Roubach. A convite de interventor João Punaro Bley, em 1938 funda e dirige, juntamente com Mário Aristides Freire, o Banco de Crédito Agrícola (depois Banestes), tendo depois disso seu nome indicado juntamente com o de outros dois, para a sucessão na interventoria. Foi então escolhido por Getúlio Vargas como novo interventor, cargo em que permaneceu de 1943 a 1945. Em 1954 retomou seu trabalho no banco, chegando à presidência, sendo, em 1950, eleito  governador do estado. (Para obter mais informações sobre o autor e outros textos de sua autoria publicados neste site, clique aqui)

Deixe um Comentário