Voltar às postagens

Estação Ferroviária Pedro Nolasco

Museu Vale (Estação Pedro Nolasco), Vila Velha. Foto Maria Clara Medeiros Santos Neves, 2010.
Museu Vale (Estação Pedro Nolasco), Vila Velha. Foto Maria Clara Medeiros Santos Neves, 2010.

O prédio da Estação Ferroviária Pedro Nolasco, inaugurado em 1927, foi sede da Estação São Carlos da Estrada de Ferro Vitória a Minas, passando a denominar-se Estação Pedro Nolasco a partir de 1935. Atualmente pertence à Companhia Vale do Rio Doce, sendo sede do Museu Ferroviário Vale do Rio Doce.

Localizado em área com vista privilegiada da baía de Vitória, é um exemplar de características ecléticas bastante sóbrias, sem excessos decorativos nem nas fachadas nem no interior. Compõe-se de três pavimentos divididos basicamente em três compartimentos cada um.

A fachada principal tem o corpo central destacado pelo pórtico de colunas jônicas no primeiro pavimento e por um arco abatido que alcança os três vãos do terceiro pavimento.

O destaque do interior verifica-se mais uma vez nos compartimentos centrais devido especialmente aos vãos e suas esquadrias, sendo o terceiro pavimento enriquecido pela presença da cúpula.

***

Localização: Argolas, município de Vila Velha, em frente à baía de Vitória.
tombamento: Conselho Estadual de Cultura, em 17/3/1986, processo n. 02/84, inscrição no Livro Histórico n. 127, fl. 24.

[Texto que integra as exposições do Museu Ferroviário Pedro Nolasco]

———
© 2000 Texto com direitos autorais em vigor. A utilização / divulgação sem prévia autorização dos detentores configura violação à lei de direitos autorais e desrespeito aos serviços de preparação para publicação.
———

Maria Clara Medeiros Santos Neves, coordenadora do site ESTAÇÃO CAPIXABA, é museóloga formada pela Universidade do Rio de Janeiro e pós-graduada em Biblioteconomia pela UFMG, autora do projeto do Museu Vale e de diversas publicações. (Para obter mais informações sobre o autor e outros textos de sua autoria publicados neste site, clique aqui)

Deixe um Comentário