Morro Mestre Álvaro, localizado no município da Serra, ES, a partir do morro do Moreno, Vila Velha. Foto Maria Clara Medeiros Santos Neves, 2016.
|
Apresentação
Ouvimos, enlevados, em sessão do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, a importante palestra do consócio Ricardo Brunow Costa, “A propósito do Mestre Álvaro”.
Trabalho de cientista, bem documentado, examinando aspectos históricos , geográficos e cartográficos do Monte que é o marco importantíssimo da vida espírito-santense.
Agora, com satisfação, vemos que este trabalho benediditno de pesquisa está sendo publicado na série Cadernos que a benemérita Casa do Espírito Santo vem editando, em convênio com a Prefeitura Municipal de Vitória.
Obras como esta enriquecem, sobremaneira, a bilbiograia capixaba, honram seu autor e servem de subsídio valioso para todos os pesquisadores futuros.
Congratulo-me com o A. e seu editor pelo bem lançado texto.
Vitória, Dia do Capixaba, 1995.
Renato José Costa Pacheco
——————————————-
SUMÁRIO
PARTE I
I – Palavras iniciais
II – Os textos sobre o maciço
III – Algo sobre a cartografia
IV – A situação do maciço, hoje
V – Conclusões e recomendações
Anexo de fotografias I
PARTE II
VI – Uma escalada inesquecível ao Mestre Álvaro
VII – Apêndice
VII – Bibliografia
Anexo de fotografias II
[COSTA, Ricardo Brunow. A propósito do Mestre Álvaro. Vitória: Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo/Prefeitura Municipal de Vitória, 1995. 92p. (Cadernos, vol. VI)]
Ricardo Brunow Costa é geógrafo formado pela UFRJ, tendo vários livros e artigos publicados. Para outras informações, consulte a listagem de pesquisadores. (Para obter mais informações sobre o autor, clique aqui)