Voltar às postagens

Uma viagem de estudos ao Espírito Santo

Gustav Giemsa.
Gustav Giemsa.

SUMÁRIO

Explicação do tradutor

Nota

Prefácio

I. Plano e realização da viagem

II. Generalidades sobre o Espírito Santo: solo, clima, meios de transporte

III. História e extensão da colonização no Espírito Santo

IV. Agricultura e produção

V. Roupa, habitação, alimentação e água

VI. Situação Econômica

VII. Medicina e salubridade

VIII. Estatística demográfica

IX. Observações genealógicas e antropológicas

X. A igreja, a escola, os costumes


XI. O mundo espiritual dos colonos

XII. Aclimação

Conclusão

Apêndice I

Apêndice II

[GIEMSA, Gustav, NAUCK, Ernst G. Uma viagem de estudos ao Espírito Santo: pesquisa demo-biológica, realizada, com o fim de contribuir para o estudo do problema da aclimação, numa população de origem alemã, estabelecida no Brasil Oriental. Trabalho publicado pela Universidade de Hanseática, Anais Geográficos (continuação dos Anais do Instituto Colonial de Hamburgo, vol. 48), série D, Medicina e Veterinária, vol. IV, Hamburgo, Friederichsen, De Gruyter & Co., 1939, traduzido para o português por Reginaldo Sant’Ana e publicado no Boletim Geográfico do Conselho Nacional de Geografia, n. 88, 89 e 90, 1950].

Gustav Giemsa nasceu na Alemanha a 20 de novembro de 1867 e faleceu a 10 de junho de 1948. Foi químico e bacteriologista e alcançou notoriedade pela criação uma solução de corante conhecida como “Giemsa”, empregada para o diagnóstico histopatológico da malária e outros parasitas, tais como Plasmodium, Trypanosoma e Chlamydia. Estudou Farmácia e mineralogia na Universidade de Leipzig, e Química e Bacteriologia na Universidade de Berlim. Entre 1895 e 1898 Giemsa atuou como farmacêutico na África Oriental Alemã. Em 1900 tornou-se chefe do Departamento de Química Institut für Tropenmedizin em Hamburgo.
Ernst G. Nauck nasceu em São Petersburgo, Alemanha, em 1867, e faleceu em Benidorm, Espanha, em 1967. Especialista em doenças tropicais. 

Deixe um Comentário